Na segunda carta de Paulo à Timóteo, ele descreve no capítulo 2, verso 13 “Conserva o modelo das sãs palavras que tens ouvido de mim, na fé e no amor que há em Cristo”.
Modelo significa “aquilo que serve de objeto de imitação”. O que Paulo está querendo dizer é algo como: “aja como tenho te ensinado”; “faça o que tenho te ensinado”; “me copie”.
Na minha experiência com negócios e empresas, eu aprendi que quando um negócio é transformado em franquia é porque ele já é um modelo estabelecido. Quando um empreendedor quer transformar sua empresa em franquia ele precisa primeiro ser um modelo, uma referência na respectiva área. Geralmente, isso ocorre automaticamente e por isso cresce o desejo de transformar a empresa em franquia. A realidade é que transformar uma empresa em uma rede, em uma franquia, em um negócio que possa ser imitado, requer inúmeros ajustes. Veja, o modelo daquele negócio, precisa estar todo detalhado. Checklist, procedimentos, padrões, tudo detalhadamente descritos. Uma empresa que se prepara para franquia precisa apresentar um padrão no atendimento, nos produtos, no sistema. Em todas as áreas da empresa há a necessidade de padronização. Ela precisa ser exemplo.
Quando Paulo fala a Timóteo para conservar o modelo, Paulo sabia que Timóteo poderia ser influenciado por inúmeros modelos. Na nossa caminhada, inúmeras visões de mundo nos são apresentadas, cada uma com seu modelo. O modelo distorcido pode prejudicar muito uma empresa. Tome como exemplo alguma rede de alimentos que você costuma comer. Você tem vontade de voltar por varios aspectos, como atendimento e o padrão da comida. Agora imagine se uma das redes começa a alterar o modelo pre-estabelecido. Provavelmente você irá se decepcionar com aquela franquia. Quando o modelo começa a sofrer alterações, muitos problemas podem surgir. Na cosmovisão bíblica há um modelo estabelecido por Deus. Este é o modelo pelo qual Paulo estava convencido.
Para que possamos manter o modelo das sãs palavras de Deus do qual temos recebido, algumas questões são importantes:
1 – A Bíblia é a principal referência deste modelo. Ler diariamente a Bíblia nos ajuda a manter uma mente sã;
2 – A oração é outro aspecto importantíssimo neste processo. A oração nos conecta aquele que desenvolveu o modelo;
3 – Procure manter relacionamentos saudáveis com pessoas que você confia. Essas pessoas podem te ajudar com alguma dificuldade que você tenha. Pode ser um amigo ou um líder. A sua esposa ou marido pode te ajudar muito com isso, pois ele/ela te conhece muito. Mantenha uma comunhão de cumplicidade e de orações conjuntas;
4 – Procure aplicar a virtude no seu dia a dia. O modelo de Deus é virtuoso. Amor, benevolência, justiça, temperança e coragem são exemplos de virtude.
5 – Seja honesto com você mesmo. Ao analisar as questões do dia a dia, procure ser honesto e verificar se aquilo aparenta ser virtuoso, se aquela decisão que você precisa tomar será decidida pelos preceitos bons ou há aspectos de desonestidade nesta decisão. O modelo de Deus é baseado na verdade;
6 – Muitos líderes procuram estabelecer modelos ou pelo menos serem vozes do modelo de Deus. Aplique um filtro bíblico e verifique se aquele líder é passível de ser copiado. Ele dá o exemplo como líder? Em 1 Timóteo 3 Paulo descreve como deve ser um líder, ou seja, aquele ao qual “representa certo modelo”.
Que em tempos de muitos modelos distorcidos, possamos ser modelos como Paulo nos advertiu. Modelos baseados em Cristo.