Estudo bíblico: Mateus #2 – As Bem Aventuranças (Sermão da montanha)
Mateus 5:1-
Mateus 5:3
3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
- Ser uma pessoa humilde nem sempre é fácil, pois requer demonstrações de atitudes em nossas ações. Imagina agora ser humilde no espírito. A humildade no espírito requer mais do que a simples atitude exterior, pois deve ser algo que envolve nosso espírito, ou seja, muito mais do que apenas atitudes exteriores ou ações…neste caso, eu preciso SER, ou seja, é uma condição do meu interior. A forma como eu expresso essa humildade dentro de mim é que vai definir como eu sou humilde de espírito.
- Humildade: “É a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas”.
Mateus 5:5
5 Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
-
- Manso: “De temperamento fácil; sossegado, tranquilo, calmo, meigo e/ou delicado: sujeito manso”.
- Aqui Jesus nos ensina que ser manso é uma excelente escolha. Ser manso é uma das coisas mais difíceis para uma pessoa. As injustiças, a dificuldade do dia a dia, pessoas difíceis de se lidar, etc… São tantas coisas que as vezes é mais fácil ser rude, “estourar”, falar o que “dá na telha”, responder de pronto, sem pensarmos sobre a situação, do que ser manso.
- Mas será que é a melhor escolha?
- Algo muito interessante que aprendemos na bíblia é a respeito do fruto do Espírito. O fruto do Espírito apresenta várias características, vejamos: Gálatas 5:22-23: Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
- Pense no fruto do Espírito como uma laranja que possui vários gominhos…cada gomo é como se fosse uma parte do fruto do Espírito. Nós precisamos procurar este fruto na nossa vida.
- Talvez, a mansidão pode fazer com que não venhamos a tomar decisões erradas, precipitadas, talvez deixemos de fazer inimizades, de às vezes “falarmos mais do que o necessário”…Quantos problemas evitaríamos se fossemos manso?
Mateus 5:7
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
-
- Misericórdia é a junção de duas palavras em latim: miseratio (compaixão) + cordis (coração). Assim, pode-se entender literalmente misericórdia, como “coração compadecido”.
- Misericórdia é um termo amplo que se refere a benevolência, perdão e bondade
- Quem de nós não precisa de misericórdia?
- Talvez liberar perdão sobre a vida de alguém;
- Exercer compaixão no dia a dia, ou seja, participar da infelicidade alheia…exercer simpatia sobre o sofrimento do outrem;
- Praticar a bondade com outras pessoas…deixar de pensar apenas em nós mesmos…fazer o bem.
- Jesus nos ensina que é desta forma que recebemos a misericórdia que precisamos.
- Galátas 6:7-8 “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.”
- Assim, se plantarmos misericórdia, colheremos misericórdia.
Quero que esta palavra nos desafie a sermos:
- Humildes de espírito
- Mansos
- Misericordiosos
VAMOS TENTAR BUSCAR EXERCER ESSAS VIRTUDES DURANTE ESSA SEMANA E VER O QUE ACONTECE?