Eu creio incondicionalmente que fomos chamados para educar nossos filhos. Eu não conseguiria explicar em um texto de Instagram a importância de darmos o nosso melhor para educá-los todos os dias. Também creio que os pais devem ser os protagonistas da educação dos filhos ao invés da escola que hoje tomam o protagonismo dos pais. Mas, falaremos disso nas nossas aulas.
Tem um texto que me desperta muito sobre essa questão e está em Deuteronômio 6:7 e diz assim: “tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.”
Nossa, que texto rico. Inculcar significa imprimir algo em alguém (neste caso os nossos filhos); repetir constantemente algo para alguém (novamente nossos filhos). Note que o que temos que fazer é inculcar aos nossos filhos em todo o tempo. O texto descreve sobre fazermos isso constantemente assentado em casa (me remete muito a mesa durante as refeições); andando pelo caminho (penso muito a respeito do dia a dia, tarefas domésticas ou mesmo durante o dia a dia do trabalho em que os filhos podem acompanhar os pais); ao deitar-se (mais uma vez ensinando a palavra e as questões morais ao irem dormir); e ao levantarem (manhã).
Se você aplicar esse texto no seu dia a dia, você terá tarefas para uma vida. Leia novamente esse texto e procure compreender o tanto de coisas a qual esse texto nos remete. É uma infinidade de tarefas que são nossas responsabilidades. Como você inculcaria algo em seu filho em casa, pelo caminho, ao deitar e ao levantar se você não assumir o protagonismo da educação do seu filho?
Agora, fique tranquilo. Aquele que o chamou é fiel para te capacitar e te fazer bem-sucedido nesta obra.